2011 - Idealização do projeto por iniciativa do então bolsista da JICA, Sérgio Hiroaki Ishikawa, que o apresenta ao Governo da Província de Shimane. A SIC - Shimane International Center foi definida como Coordenadora do Projeto no Japão, com apoio dos Especialistas da Universidade de Shimane.
- Início dos tramites junto à JICA para o desenho e aprovação do projeto.
2014- Assinatura do Contrato do Projeto entre SIC- Shimane International Center, a Prefeitura do Município de Caçapava e a JICA; definição de equipes de trabalho no Brasil.
- Prof. Me. Marcio Rocha de Souza é nomeado coordenador local do projeto.
- Pesquisa de campo no município de Caçapava e da região, relacionada às questões ambientais locais.
- Conhecimento acerca da educação ambiental praticada na cidade de Caçapava.
- Consultas junto aos professores locais e autoridades sobre os conteúdos do projeto (propostas).
- Produção de Material Didático pelos professores japoneses da Universidade de Shimane - Conteúdo: TEORIA.
- Definição do primeiro grupo de professores a se capacitarem no Japão, tendo como condição serem professores alfabetizadores do Ciclo I.
2015 - Após a definição do grupo de professores formadores, realização das leituras e revisão da 1ª edição do Material. Didático (TEORIA ) produzido pelos professores japoneses.
- Organização para a capacitação em Shimane (2 semanas em julho - 5 bolsistas brasileiros).
- 1ª edição da TEORIA concluída em dezembro.
- Definição do segundo grupo de professores para capacitação em Shimane.
- Realização de "Workshop" em dezembro 2015.
- Produção de Relatórios - Avaliação inicial do Projeto.
- Definição de Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do Projeto em Rede no Brasil.
2016 - Definição do grupo para a segunda capacitação (professores especialistas nas áreas de Geografia, História, Ciências, Biologia; Coordenadores Pedagógicos e Técnicos da SME (duas semanas em julho - 6 bolsistas brasileiros).
- Execução de Aulas Modelo e Aulas Pesquisa;
- Produção de Materiais Didáticos pelas professoras formadoras - Caderno de Exercícios.
- Término da 2ª Edição do Material Didático - TEORIA.
- Realização do 2º "Workshop" em outubro.
- Entrega dos materiais impressos: TEORIA e Caderno de Exercícios.
- Produção dos Relatórios Finais.
2017- Leitura dos Relatórios Finais
- Avaliação Geral do Projeto; Implantação da Metodologia em Educação Ambiental em Rede.
- Estágio de Treinamento em Shimane (outubro - seis bolsistas brasileiros)
2018- Início da segunda fase do projeto, com nova coordenadora Silene de Castilho Daniel e equipe
- Definição da primeira tarefa
- 1) escrever, com base no Manual de Orientação de Educação Ambiental, os Planos de Módulos de 1o. ao 5o ano do EF1 - Ensino Fundamental 1 (bimestre 1 e 4)
- 2) elaborar os Planos de Módulos de 1o. ao 3o ano do EF1 (bimestre 1 e 4)
- 3) revisão e adequação de todos os Planos de Módulos, de acordo com as orientações recebidas durante o estágio de treinamento em Shimane
- Realização de Aulas-Pesquisas no interior das escolas e ambiente externos
- Realização de HTC direcionados aos professores
- Apresentação do projeto às empresas e instituições de Caçapava
- Apresentação de teatros e trabalhos artísticos
- Realização de estágio de treinamento em Shimane (julho - seis bolsistas brasileiros)
- Definição do nome do projeto , inttulado como "Clareira na Mata" (tradução em português do termo "Caçapava")
2019- Apresentação do Projeto "Clareira na Mata" ao Conselho Municipal de Educação de Caçapava.
- Apresentação de Seminário de Educação Ambiental (Japan House - SP).
- Realização de HTC com professores e acompanhamento de aulas práticas.
- Reuniões com orientadoras pedagógicas.
- Divulgação dos projetos nas comunidades escolares.
- Realização de curso de formação para Orientadoras Pedagógicas e Vice Diretoras (adaptação do Projeto a BNCC Currículo Paulista.
- Mutirão ambiental com coleta de resíduos, mediante parcerias com empresas de Caçapava.
- Realização de treinamento em Sihimane (outubro - cinco bolsistas brasileiros).
2020- Envio do Projeto de Lei à Câmara Municipal do município de Caçapava para consolidação das ações do Projeto "Clareira na Mata" como Programa de Educação Ambiental.
- Interrupção temporária das atividades como contramedidas da pandemia Covid-19.
- Realização de lives com os coordenadores Marcio e Silene em maio, com transmissão no canal Youtube.
- Definição da prorrogação do contrato até junho de 2021, devido à pandemia,
- Desenvolvimento de conteúdo on-line de material para capacitação.
2021- Desenvolvimento de materiais didáticos como Plano de Emergência, para os alunos realizarem atividades de educação ambiental nas suas residências, com os pais e responsáveis.
- Realização do Primeiro Festival de Meio Ambiente do Município de Caçapava, pela Prefeitura local, em formato on-line, com gravações no Brasil e no Japão.
- Encerramento do projeto em junho de 2021, após sete anos de intensos trabalhos e colaboração nipo-brasileiro.
- Lançamento do "Programa Shizen Ambiental", como continuidade das atividades de expansão do Projeto Clareira na Mata, para divulgações em outros municípios e entidades. através das ações dos bolsistas deste projeto.
- Reativação da análise do Projeto de Lei pelo Município de Caçapava, que estava temporariamente interrompida, devido à pandemia,
- Visita da comitiva JICA ao município de Caçapava no final de julho, como agradecimento à Prefeitura e aos bolsistas JICA do projeto.
2022Aprovada a Lei Municipal nº5976/2022 que contribui para a continuidade das atividades em Educação Ambiental no Município de Caçapava enquanto Política Pública Municipal.
Hoje, presente em 21 escolas da Rede Municipal a Educação Ambiental passa por ações continuadas de implantação, execução.
O Projeto Clareira da Mata compõe o Programa Shizen Ambiental.