A Associação Shimane Kenjin do Brasil foi inaugurada em 1956, com 18 imigrantes oriundos da província de Shimane (Japão).
Atualmente, a Associação é a instituição executora do Programa Shizen Ambiental, que através das atividades dos ex-bolsistas JICA , trabalha para difundir os conceitos do modelo japonês de Educação Ambiental no Brasil, a partir do aprendizado obtido em Shimane.
Nas instalações da Associação, há uma pequena sala onde os materiais das atividades de Educação Ambiental são armazenados. Apresentamos neste artigo algumas fotos desta sala que, embora pequena, reúne sonhos de concretização de um mundo ambientalmente correto para as gerações presentes e futuras.
O coordenador geral do Programa Shizen Ambiental é Sérgio Hiroaki Ishikawa, ex-presidente da Associação Shimane Kenjin do Brasil e atual conselheiro da instituição. Professor Márcio Rocha de Souza é o coordenador de projetos do Programa. Ambos são ex-bolsistas JICA e atuam intensamente na conscientização ambiental da população do estado de São Paulo.